Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

ONU vai organizar eleições na Síria “dentro de 18 meses”

  • 333

Garantia é do enviado especial da organização para a Síria, que declarou esta manhã em Moscovo que o ponto de partida para organizar as eleições presidenciais e legislativas será a próxima ronda de negociações de paz em Genebra, marcada para segunda-feira

O enviado especial da ONU para a Síria anunciou esta sexta-feira, em Moscovo, que as Nações Unidas vão organizar eleições presidenciais e legislativas no país em guerra civil, no prazo de 18 meses a partir de segunda-feira.

Staffan de Mistura falava à agência noticiosa russa Ria Novosti sobre os principais temas em discussão para pôr fim a cinco anos de guerra na Síria na próxima ronda de negociações de paz, que vai decorrer em Genebra entre 14 e 24 de março.

"Teremos três questões: um novo governo inclusivo, uma nova Constituição e novas eleições, que devem realizar-se no prazo de 18 meses a contar do início das negociações, ou seja, a partir de 14 deste mês", próxima segunda-feira, declarou o diplomata italiano.

No dia seguinte, 15 de março, a guerra da Síria entra oficialmente no sexto ano consecutivo. É estimado que meio milhão de pessoas já perderam a vida desde 2011, com 1,9 milhões de feridos e 45% dos 23 milhões de cidadãos sírios deslocados, dentro e fora do país. O conflito, que começou após as tropas de Bashar al-Assad receberem ordens para reprimir as manifestações pacíficas de opositores durante a defunta Primavera Árabe, contribuiu em larga medida para a atual crise de refugiados que assola a Europa, a pior a que o continente já assistiu desde a II Guerra Mundial.