Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Palácio de Buckingham apresenta queixa formal contra “The Sun”

  • 333

Rainha de Inglaterra respondeu às crianças em menos de um mês

Getty

Em causa está a manchete de quarta-feira, onde o tablóide britânico referiu que a Rainha Isabel II de Inglaterra apoia a saída do Reino Unido da União Europeia

O Palácio de Buckingham apresentou uma queixa formal junto do regulador da comunicação social britânico contra o tablóide "The Sun" por causa da manchete de quarta-feira daquele jornal, onde o jornal citou "fontes anónimas" que dizem que a Rainha Isabel II defende a saída do Reino Unido da União Europeia.

A queixa foi apresentada esta quarta-feira pela Casa Real britânica à Organização de Padrões da Imprensa Independente (Ipso), que vai agora analisar o caso e pronunciar-se sobre se houve violação da ética e deontologia.

"Confirmamos que escrevemos ao diretor da Ipso para registar uma queixa formal por causa da primeira página do 'The Sun' hoje", disse um porta-voz do palácio. "A queixa faz referência à cláusula um do Código de Práticas dos Editores", referente ao rigor jornalístico, onde é definido que os jornalistas devem "ter todos os cuidados para não publicar informações imprecisas, enganosas ou distorcidas".

No artigo intitulado "Rainha apoia Brexit", o jornal "The Sun" referiu que a Rainha tem uma visão "muito eurocética" e pende para a saída do Reino Unido da União Europeia, que vai a votos no referendo convocado pelo primeiro-ministro conservador, David Cameron, para 23 de junho.