Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Gémeos com pai diferente descobertos no Vietname

  • 333

Testes genéticos confirmaram. É um caso extremamente raro

As probabilidades do nascimento de irmãos gémeos com pai diferente são ínfimas. Desde 2011 só foram reportados sete casos em todo o mundo, mas voltou a acontecer no Vietname, soube-se agora.

A família pensou inicialmente que os dois gémeos tivessem o mesmo pai e a mesma mãe, até que as diferenças que foram detetando entre as crianças, que atualmente têm dois anos de idade, levaram-nos a insistir com o suposto pai para que efetuasse o teste de paternidade.

Os resultados indicaram que é pai de apenas uma delas. Para excluir a hipótese de ter havido uma troca de bebés no hospital foram feitos também testes à mãe, confirmando a maternidade de ambas as crianças.

O caso foi revelado pelos media estatais do Vietname, que não deram indicações sobre a identidade dos envolvidos, que, segundo o jornal online “Dan Tri”, são da província de Hoa Binh, no norte do país.

Os gémeos com pai diferente ocorrem quando dois óvulos da mesma mulher são fertilizados pelo esperma de dois homens, o que pode ocorrer entre um a sete dias de distância dentro do período de ovulação, explicou Le Dinh Luong, presidente da Associação Genética do Vietname.