Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Coreia do Norte anuncia criação de ogivas nucleares em miniatura

  • 333

O líder da Coreia do Norte despoletou fortes críticas internacionais despois de anunciar a realização de um teste nuclear com uma bomba de hidrogénio

KCNA KCNA / Reuters

A revelação, cuja veracidade é difícil de comprovar, foi feita pelo líder Kim Jong-Un durante um encontro com cientistas nucleares

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, afirmou na madrugada desta quarta-feira que cientistas do país conseguiram miniaturizar ogivas nucleares para as colocar em mísseis balísticos e criar uma “verdadeira” defesa, noticia a agência estatal KCNA citada pela BBC.

“As ogivas nucleares foram padronizadas para serem instaladas em mísseis balísticos, através da sua miniaturização”, afirmou Kim durante um encontro com cientistas nucleares, amplamente divulgado pelos media estatais.

É quase impossível confirmar a veracidade da alegação de Kim exclusivamente através das imagens divulgadas pelos meios de comunicação norte-coreanos, sendo que, no passado, especialistas internacionais puseram em dúvida as capacidades de Pyongyang para desenvolver miniaturas destas.

A notícia surge dias depois de o regime norte-coreano ter ameaçado os Estados Unidos e a Coreia do Sul com "um ataque nuclear preventivo" perante os exercícios militares conjuntos que os dois aliados levam a cabo nesta altura do ano na península coreana.

Na semana passada, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou um novo pacote de sanções à Coreia do Norte, "as mais duras em 20 anos" a serem aprovadas pelo organismo da ONU, segundo os EUA. Em resposta às medidas, Kim ordenou que fosse levado a cabo um novo teste de mísseis de curto alcance, antes de inflamar a guerra de palavras com o ocidente esta semana.