Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Brexit. Buckingham desmente que Rainha seja a favor da saída da UE

  • 333

Getty

Palácio reagiu com poucas palavras à manchete do “The Sun” desta quarta-feira, intitulada “Rainha apoia Brexit”, dizendo que Isabel II mantém postura “politicamente neutra”

O Palácio de Buckingham insistiu esta quarta-feira que a Rainha tem uma postura "politicamente neutra" sobre o referendo à saída do Reino Unido da União Europeia, depois de um tablóide britânico ter noticiado que Isabel II de Inglaterra "apoia" esse cenário batizado Brexit.

Sob o título "Rainha apoia Brexit", o "The Sun" cita na edição desta quarta-feira fontes anónimas que sustentam essa versão, com uma delas a garantir que em 2011 assistiu a uma discussão inflamada sobre o assunto entre a Rainha e Nick Clegg, então vice-primeiro-ministro britânico e um dos políticos que apoia a permanência do Reino Unido no bloco dos 28. De acordo com essa fonte, na conversa em questão, durante um almoço com dezenas de convidados, a Rainha disse a Clegg que a UE estava "na direção errada" e, escreve o tablóide, "não deixou margem para dúvidas sobre as opiniões veementes que tem sobre a Europa".

"A Rainha permanece politicamente neutra, tal como ao longo dos últimos 63 anos", reagiu a Casa Real britânica num comunicado divulgado esta manhã. "Nunca comentaríamos alegações anónimas falsas. O referendo é um assunto a ser decidido pelo povo britânico."

No Twitter, Clegg escreveu: "Como disse ao jornalista [que assina o artigo no "The Sun"] isto é um disparate. Não tenho qualquer memória de que isto tenha acontecido e não é o tipo de coisa de que eu me esquecesse."

Depois de usar a possibilidade de saída da UE para negociar mais regalias para o Reino Unido dentro do bloco europeu, o governo conservador de David Cameron marcou o referendo para 23 de junho e começou a fazer campanha pela permanência, contra pelo menos seis membros do seu governo e o autarca de Londres, Boris Johnson.