Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Filho secreto de Evo Morales “está vivo” e será apresentado na “altura adequada”

  • 333

JOHAN ORDONEZ/GETTY

A garantia é dada pela mãe da criança, a empresária Gabriela Zapata, que teve um filho com o Presidente da Bolívia, em 2007

Até há bem pouco tempo era segredo. Deixou de o ser. O Presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou que teve um filho com a empresária Gabriela Zapata, com quem manteve uma relação entre 2005 e 2007. No entanto, disse que a ex-namorada lhe comunicou que o filho tinha falecido pouco depois nascer.

"Eu conheci Gabriela Zapata em 2005. É verdade que foi minha companheira. Em 2007 tivemos um filho, mas infelizmente faleceu. Depois tivemos uns problemas e afastámo-nos”, disse Evo Morales à televisão estatal.

As declarações do Chefe de Estado boliviano surgem depois de uma tia da empresária ter garantido este domingo que o sobrinho-neto está vivo. “Chama-se Ernesto Fidel. Está aqui em La Paz e tem atualmente entre 8 a 9 anos”, revelou Pilar Guzman.

Entretanto, Gabriela Zapata também quebrou o silêncio, confirmando que o filho está vivo e que será apresentado aos media “na altura adequada”.

A empresária está envolvida neste momento num processo judicial, sendo acusada dos crimes de corrupção e tráfico de influências.

Evo Morales, de 56 anos, nunca se casou, mas tem dois filhos de relacionamentos anteriores. O Presidente da Bolívia deixará o cargo em 2020, depois de ter vencido o 'não' numa consulta popular sobre as alterações à Constituição para permitir um quarto mandato consecutivo do atual Chefe de Estado.