Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Alerta de tsunami após forte sismo na Indonésia

  • 333

Um sismo de magnitude 7,9 abalou esta quarta-feira a zona ocidental da costa da Indonésia. Foi emitido um alerta de tsunami

Um forte abalo fez tremer esta quarta-feira a Indonésia. O sismo de magnitude 7,9 na escala de Ritcher foi sentido na zona ocidental da costa da Indonésia, ao longo da ilha da Sumatra.

Foi emitido entretanto um alerta de tsunami para as ilhas da Sumatra, Natal e Cocos. O Instituto de Metereologia Australiano também emitiu um alerta para a costa ocidental do país.

O abalo teve o epicentro a 10 km de profundidade e a 808 quilómetros a sudoeste da ilha de Padanga, segundo o Instituto Geológico dos EUA.

Não há ainda registo de vítimas ou danos materiais, refere a Reuters. O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, encontra-se num hotel na cidade de Medan, na ilha da Sumatra, mas “está bem”, segundo fonte oficial.

As informações iniciais apontavam para um sismo de magnitude 8,2, mas depois acabou por ser revisto para 7,9

A Indonésia é uma das zonas do Pacífico com maior atividade sísmica. Em 2004, o tsunami que atingiu as zonas costeiras de 11 países na região - incluindo a Indonésia - causou mais de 226 mil mortos.

(Em desenvolvimento)