Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Olhem para eles, sobreviventes da era da poluição (e olhem para aqueles narizes peludos)

  • 333

“Nariz peludo” é o título de uma campanha da organização WildAid que chama a atenção para o grave e assustador problema da poluição na China

A poluição atmosférica na China é, como se sabe, um assunto muito sério, mas há um filme que usa o humor para chamar a atenção para o tema, esperando que daí resulte a consciencialização que leve à tomada de ações práticas que combatam o problema.

“Nariz peludo”, assim se chama o filme publicitário, parte de uma previsão de um futuro em que as pessoas passam a desenvolver fartos pelos no nariz, de modo a conseguirem filtrar a poluição do ar. A intenção da promotora, a organização WildAid, é passar a mensagem de que as pessoas não devem só esperar ações oficiais e do governo para encontrar respostas.

As imagens não são particularmente bonitas, com o filme a exibir uma série de chineses - e até um cão - com variadas espécies de “bigodes” nasais, mais ou menos elaborados, mas sempre com recurso ao humor. “Muda a poluição atmosférica antes que ela te mude a ti”, diz o slogan final.

A campanha tem por alvo os jovens e, em particular, os utilizadores da internet, algo justificado por este ser um grupo de gente “disposta a mudar e a aceitar novas ideias que conduzam a mudanças".

Os níveis de poluição atmosférica na China são notícia regular pelos níveis perigosos que atingem com frequência e que são considerados perigosos. Um relatório divulgado em 2015 pela revista “Nature” estima que uma média de 1,3 milhões de pessoas morram anualmente no país por causas relacionadas com o problema.