Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

ONU prepara-se para votar “sanções mais duras dos últimos 20 anos” à Coreia do Norte

  • 333

Acordo climático entre a China e os Estados Unidos foi assinado esta quarta-feira em Pequim

Greg Baker / Reuters

Com o apoio da China, Estados Unidos apresentam resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas em resposta aos recentes testes de mísseis e de bomba de hidrogénio pelo regime de Pyongyang

Os Estados Unidos introduziram esta sexta-feira para debate e votação no Conselho de Segurança da ONU uma nova resolução contra a Coreia do Norte que prevê sanções mais duras ao regime, em resposta a recentes testes de mísseis por Pyongyang, que no início de janeiro disse ter testado também, e pela primeira vez, uma bomba de hidrogénio.

Com o apoio quase inédito da China — um dos seis países com poder de veto dentro do Conselho de Segurança, que há uma semana alertou para os elevados riscos de uma nova guerra da Coreia — os EUA sugerem pela primeira vez que estados-membros da ONU possam inspeccionar todas as cargas que saem da Coreia do Norte.

Samantha Power, a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, diz que, a serem implementadas, estas serão as mais duras sanções impostas pelo Conselho de Segurança em mais de 20 anos. A votação à proposta de resolução está prevista para este fim-de-semana.