Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Avião despenha-se no Nepal, 23 mortos confirmados

  • 333

NARENDRA SHRESTHA / EPA

Os destroços do avião desaparecido esta quarta-feira no Nepal foram encontrados numa floresta. As 23 pessoas que seguiam a bordo são dadas pelas autoridades como mortas

Um pequeno avião de passageiros despenhou-se esta quarta-feira no Nepal. Após ter sido dado como desaparecido durante a madrugada, os destroços foram encontrados numa floresta em Myagdi, região oeste do país. Todos os passageiros e tripulação – 23 pessoas no total – foram dadas como mortas.

De acordo com as autoridades, o avião terá embatido diretamente contra uma montanha. “Os destroços encontrados estão completamente queimados. A equipa no local diz que é impossível identificar qualquer corpo neste momento. Estamos a desenvolver todos os esforços para averiguar a situação”, reitera Aananda Prasad Pokharel, ministro da Aviação nepalês, segundo a Associated Press.

Os ocupantes do avião – 20 passageiros e três tripulantes – eram na sua maioria nepaleses, mas a bordo seguiam um chinês e um cidadão do Kuwait. Entre os passageiros havia também duas crianças.

A rota do pequeno avião é muito popular entre os turistas que desejam visitar o Monte Annapurna. O aparelho descolou do aeroporto de Pokhara às 7h locais (2h desta quarta-feira em Lisboa) e perdeu o sinal com a torre de controlo dez minutos depois. Assim que o aparelho desapareceu dos radares, o exército nepalês lançou uma missão de resgate e salvamento na zona de Myagdi.

Quatro horas depois foram encontradas as asas e cauda do aparelho, completamente destruído pelo fogo após a queda. As autoridades prosseguem as buscas pela fuselagem.