Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Trump vence primárias republicanas na Carolina do Sul

  • 333

RICHARD ELLIS/EPA

Jeb Bush, ex-governador da Florida e irmão de George W. Bush, anunciou a saída da corrida republicana às presidenciais norte-americanas, depois de ter obtido apenas 8% dos votos na Carolina do Sul. Do lado do Partido Democrata, o resultado foi muito disputado. No caucus do estado do Nevada, Hillary Clinton derrotou Bernie Sanders, com um resultado final de 52,7% contra 47,2%

Helena Bento

Jornalista

Donald Trump venceu no sábado as primárias do Partido Republicano para as eleições presidenciais no estado da Carolina do Sul. Foi a sua segunda vitória do ano em três consultas.

Trump obteve 32,5% dos votos e bateu por larga margem Rubio, que ficou em segundo, com 22,5%. Ted Cruz ficou em terceiro, com 22,3% dos votos Trump conquista assim mais 44 delegados, a somar aos dez obtidos no estado no New Hampshire e aos sete obtidos no Iowa, liderando a corrida dos republicanos às presidenciais norte-americanas. Ted Cruz está em segundo, com 11 delegados.

Jeb Bush, ex-governador da Florida e irmão de George W. Bush, anunciou no sábado a saída da corrida republicana às presidenciais norte-americanas, depois de ter obtido apenas 8% dos votos na Carolina do Sul. Há vários meses que Jeb Bush vinha caindo nas sondagens. "A presidência é maior do que qualquer candidato. As pessoas do Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul falaram e eu respeito a sua decisão", disse o ex-candidato presidencial num discurso na cidade de Columbia, citado pelo britânico "Guardian". No Iowa, o primeiro estado a votar, a 1 de fevereiro, Jeb Bush ficou em sexto lugar, com menos de 3% dos votos; e no New Hampshire, a 9 de fevereiro, foi o quarto mais votado, com 11%.

Do lado do Partido Democrata, o resultado foi muito disputado. No caucus do estado do Nevada, Hillary Clinton derrotou Bernie Sanders, com um resultado final de 52,7% contra 47,2% (os restantes 0,1% foram para outros candidatos)."Alguns podem ter duvidado de nós, mas nós nunca duvidamos uns dos outros", disse Hillary Clinton num evento em Las Vegas, mostrando-se visivelmente satisfeita com os resultados obtidos.

Na próxima terça-feira, 23 de fevereiro, os republicanos voltam às urnas, para o caucus do Nevada. Seguem-se depois as primárias democratas na Carolina do Sul, no dia 27 de fevereiro (próximo sábado).

Estas são as últimas etapas na corrida dos dois partidos antes da chamada "Super Tuesday", que este ano acontece a 1 de março, quando os candidatos se desdobram entre as 13 votações simultâneas em curso nesse dia.

Os estados a ir a votos na Super Terça-feira — tida como um dos momentos mais importantes da corrida presidencial norte-americana — serão o Alabama, o Alaska, o Arkansas, o Colorado, a Georgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont, Virginia e Wyoming.