Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hillary Clinton bate Bernie Sanders nas primárias democratas no Nevada

  • 333

MIKE NELSON / EPA

As projeções surgem na imprensa e Hillary Clinton já agradeceu no Twitter. "A todos os que participaram, em cada canto do Nevada, com determinação e coração: esta vitória é vossa”, escreveu

Hillary Clinton derrotou Bernie Sanders este sábado nas eleições dos democratas no Nevada, na terceira etapa das primárias para a Casa Branca, aponta o jornal americano “The New York Times”, numa altura em que estão contados 82% dos votos.

"A todos os que participaram, em cada canto do Nevada, com determinação e coração: esta vitória é vossa. Obrigado", escreveu a ex-secretária de Estado na rede Twitter.

O momento é de “alívio” para os democratas, descreve o “New York Times”, provando-se assim que Hillary Clinton consegue um forte apoio junto dos votantes das minorias.

Clinton deverá ficar alguns pontos à frente do senador de Vermont, na consulta organizada pelo partido democrata, segundo as projeções avançaas pelos canais televisivos Fox News e NBC.

A diferença entre os dois candidatos era, no entanto, pequena, quando estavam contados 82,3% dos votos (às 0h00 de Lisboa): Hillary Clinton tinha 52,2% contra 47,7% para Bernie Sanders.

Este resultado mostra que a popularidade de Bernie Sanders vai além do eleitorado branco ou do estado de New Hampshire, onde obteve uma grande vitória no início do mês na votação das primárias democratas.

No "caucus" (assembleias locais de eleitores) de Iowa, Bernie Sanders perdeu por pouco para Hillary Clinton.

As sondagens no Nevada tinham indicado que 54% dos eleitores hispânicos escolhiam Bernie Sanders, o que levou Hillary Clinton a fazer uma intensa campanha junto desse eleitorado, que representa mais de um quarto da população.