Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Volvo chama 59 mil automóveis devido a avaria

  • 333

GEOFF ROBINS /GETTY

Uma falha faz com que o motor e o sistema elétrico dos automóveis se desliguem temporariamente, o que bloqueia a direção e os travões, voltando a ligar-se de seguida. A empresa sueca vai contactar os proprietários dos automóveis dispersos por 40 mercados

A Volvo está a chamar às suas oficinas 59 mil automóveis espalhados por 40 mercados diferentes devido a uma avaria que pode fazer desligar o motor temporariamente, segundo avança a imprensa estrangeira este sábado.

Em causa estão os modelos a gasóleo das séries 60 e 70, fabricados a partir de meados do ano passado, segundo a BBC.

O porta-voz da empresa, Stefan Elstrom, afirmou não haver registo de nenhum acidente devido a esta avaria, mas acrescenta que a falha “não é agradável” para os condutores.

Segundo a explicação que foi dada, a falha pode fazer o motor e o sistema elétrico desligarem-se momentaneamente, o que bloqueia a direção e os travões, voltando o motor e o sistema elétrico a ligarem-se sozinhos a seguir. A BBC acrescenta ainda que a avaria foi comunicada por condutores que recentemente compraram carros da marca Volvo e que se depararam com o problema.

Praticamente metade dos 59 mil automóveis estão na Suécia, de acordo com a informação disponibilizada. A empresa deu a conhecer que irá contactar os proprietários para que levem os automóveis a arranjar a avaria, sem custos para os condutores.

Este problema surge poucos dias depois de a Volvo ter anunciado que vai criar um modelo de automóvel sem chaves, dependendo apenas de uma aplicação no telemóvel. No ano passado a empresa vendeu um recorde de 503.127 carros, 8% acima do ano anterior, segundo o International Business Times.