Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Reformas da UE. Noite de derradeiras negociações continua esta manhã

  • 333

Olivier Hoslet / Reuters

Depois de uma noite sem progressos, Cameron e os parceiros do bloco dos 28 mantêm novas reuniões em Bruxelas para alcançar um acordo sobre as reformas exigidas pelo governo britânico como condição para a permanência do Reino Unido na UE

As negociações entre a União Europeia e o Reino Unido sobre as reformas reclamadas por Londres para se manter no bloco prosseguem esta sexta-feira. Depois de uma noite de intensas negociações que terminaram sem acordo, uma ronda de reuniões bilaterais está marcada para as 11h da manhã desta sexta-feira (10h em Lisboa), anunciou o Conselho Europeu em comunicado.

Depois das reuniões bilaterais, cita a agência Lusa, está previsto para as 12h30 de Lisboa um "almoço britânico" em Bruxelas, no qual Cameron e os parceiros esperam selar um acordo que agrade a todos. Hoje é o último dia da cimeira de dois dias da UE que o presidente do Conselho Europeu classificou como "o vai ou racha" nas negociações do Reino Unido com os restantes estados-membros da UE.

O governo conservador britânico quer ver aprovadas uma série de reformas ao funcionamento da união como condição para manter o Reino Unido no bloco. Sem um acordo, Cameron deverá convocar um referendo à permanência na UE já em junho deste ano.