Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Carro-bomba faz 28 mortos e 61 feridos em Ancara

  • 333

Explosão ocorreu na hora de ponta numa zona próxima de instalações militares da capital da Turquia

Pelo menos 28 pessoas morreram e 61 ficaram feridas devido à explosão ocorrida esta quarta-feira no centro de Ancara, segundo os últimos dados fornecidos pelo vice-primeiro-ministro turco, citado pela agência Associated Press.

A explosão ocorreu na hora de ponta, numa zona próxima de instalações militares e a menos de 500 metros do parlamento, numa altura em que autocarros que transportavam militares encontravam-se parados nos semáforos. Diversos carros pegaram fogo.

“Nós vamos continuar a nossa luta contra os peões que executam estes ataques, que não conhecem quaisquer limites morais ou humanitários, e contra as forças por detrás deles, com mais determinação a cada dia”, afirmou o Presidente Tayyip Ergodan, numa declaração escrita.

O primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, cancelou a deslocação a Bruxelas onde iria participar na quinta-feira em várias reuniões sobre a atual crise migratória. Erdogan adiou uma visita ao Azerbaijão.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg condenou o ataque. “Os aliados da NATO permanecem unidos, ombro com ombro, na luta contra o terrorismo”.

Um porta-voz do AK, o partido no poder, disse que a explosão resultou de “um ato de terrorismo”. A Turquia tem sido alvo de diversos ataques recentemente, entre os quais o de um bombista-suicida que causou 10 mortos em Istambul no mês passado.

Nas redes sociais estão a ser divulgadas fotografias e vídeos captados nas proximidades da zona onde ocorreu a explosão.

artigo em desenvolvimento