Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Guterres é “um bom candidato à ONU”, diz presidente da assembleia-geral

  • 333

DENIS BALIBOUSE / Reuters

Em declarações à Lusa em Bruxelas, Mogens Lykketoft refere que “competências” são o fator de maior peso na escolha do próximo secretário-geral das Nações Unidas

O presidente da Assembleia-geral das Nações Unidas considerou hoje que António Guterres “é um bom candidato” ao cargo de secretário-geral da ONU e lembrou que, além das “competências”, também são fatores de peso na seleção do sucessor de Ban Ki-moon.

Em declarações à agência Lusa, esta terça-feira em Bruxelas, Mogens Lykketoft disse haver um consenso dentro da organização de que "as competências devem ser o fator principal [na escolha do secretário-geral]", mas que também houtras considerações sobre "o género e a proveniência geográfica” dos candidatos à nomeação.

Há uma semana, Edward C. Luck, ex-conselheiro do atual secretário-geral da ONU, tinha considerado que o antigo primeiro-ministro português como “um dos candidatos mais fortes” na corrida à sucessão do sul-coreano Ban Ki-moon.

Entre os políticos mundiais que já expressaram o seu interesse em ocupar o cargo estão János Áder, antigo Presidente da Hungria, a búlgara Kristalina Georgieva, ex-vice-presidente da Comissão Europeia, e a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.