Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Erro humano terá causado colisão de comboios na Baviera

  • 333

PETER KNEFFEL/AFP/Getty Images

Não está descartada a hipótese de falha técnica, mas os dados da investigação apontam para um erro por parte do controlador. Morreram 11 pessoas

Ao contrário do que tinha sido inicialmente avançado pelas autoridades alemãs, terá sido mesmo um erro humano que causou a colisão de comboios no passado dia 9 de fevereiro, na região da Baviera.

Segundo o procurador Wolfgang Giese, a responsabilidade recai sobre um controlador que deu ordem para os dois comboios avançarem numa linha férrea. “Se o controlador [do tráfego] tivesse agido de acordo com as regras, os comboios poderiam não ter colidido”, disse esta terça-feira o procurador, em conferência de imprensa.

Wolfgang Giese explicou que foi aberto um inquérito criminal contra o controlador e que caso seja acusado de “homicídio por negligência” pode enfrentar uma pena de cinco anos de prisão.

Outro procurador referiu que não há suspeitas de o controlador estar a trabalhar naquele dia sob o efeito de álcool ou drogas.

Na passada terça-feira de Carnaval, dois comboios colidiram numa linha única próxima de Bad Aibling, situada a cerca de 60 km de Munique, provocando 11 mortos e 80 feridos.