Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Cameron encontra-se com Juncker para o convencer sobre reformas da UE

  • 333

FRANCOIS LENOIR / REUTERS

Primeiro-ministro britânico estará esta terça-feira em Bruxelas para se encontrar com eurodeputados e com o presidente da Comissão Europeia antes da cimeira da União Europeia que começa na quinta-feira

O chefe do executivo conservador britânico vai encontrar-se com o presidente da Comissão Europeia e com uma série de eurodeputados em Bruxelas esta terça e quarta-feira, antes da cimeira da União Europeia (UE) que acontece quinta e sexta em Bruxelas. As reuniões são os últimos de uma série de passos de David Cameron para angariar apoios de peso à proposta de reformas na UE que tem estado a negociar com Donald Tusk.

Esta segunda-feira, Tusk, que preside ao Conselho Europeu, disse que as negociações com o Reino Unido estão num "momento crítico" e avisou que os riscos de desintegração do bloco dos 28 "são reais". Tusk é quem está a monitorizar as negociações para alterar a forma de funcionamento da União, tendo mantido encontros com os Presidentes de França e da Roménia na segunda-feira antes da cimeira de dois dias no final da semana.

Cameron continua a defender que sem um acordo de reformas vai levar a permanência do Reino Unido na UE a referendo até ao final de 2017. No início deste mês, depois de uma semana de duras negociações com o líder do Conselho Europeu, o primeiro-ministro britânico anunciou que já tinha uma proposta concreta para apresentar em Wesminster, para convencer o Parlamento de que existe margem para alcançar o que quer sem ter de concretizar a consulta popular. Muitos, dentro e fora do seu partido, dentro e fora do Reino Unido, não estão satisfeitos com o acordo já alcançado.