Internacional

Abriram-se as portas da redescoberta do Universo: detetado fenómeno que Einstein previu há 100 anos

/AFP/Getty Images

Trata-se das ondas gravitacionais, que transformam informação sobre o movimento dos objetos no Universo. Cientistas anunciaram a descoberta esta quinta-feira

As ondas gravitacionais, cuja existência o físico Einstein apontou há um século na sua teoria da relatividade, foram pela primeira vez detetadas de forma direta a 14 de setembro último, foi esta quinta-feira anunciado.

Numa grande conferência de imprensa em Washington, os cientistas do Observatório Norte-Americano de Interferometria Laser (LIGO) puseram assim termo a meses de rumores e grande expectativa entre a comunidade científica perante uma descoberta que abre a porta à redescoberta do Universo, desta vez sem necessidade da luz.

"A nossa observação das ondas gravitacionais cumpre o ambicioso objetivo definido há cinco décadas de detetar de forma direta este fenómeno e entender melhor o Universo", explicou a diretora executiva do laboratório LIGO.

"Além disso, completamos o legado de Einstein no centenário da sua teoria da telatividade Geral", acrescentou.

O físico teórico alemão Albert Einstein (1879-1955) defendeu na teoria da relatividade geral que o celebrizou que os objetos que se movem no Universo produzem ondulações no espaço-tempo e que estas se propagam pelo espaço. Previu, assim, a existência das ondas gravitacionais e demonstrá-la de forma direta era o último desafio em aberto da relatividade.

Este achado abre uma nova porta na astronomia, porque, até agora, os cientistas valeram-se de diferentes formas de luz (ondas eletromagnéticas) para observar o Universo.

As ondas foram registadas às 9h51 TMG do passado dia 14 de setembro de 2015 pelos detetores do LIGO, um dos quais localizado em Livingston (Louisiana) e outro em Hanford (Washington).

As ondas gravitacionais transformam informação sobre o movimento dos objetos no Universo e espera-se que permitam observar a história do Cosmos até épocas remotas.

• Teoria de Einstein poderá ser confirmada hoje

Poderá estar por horas a confirmação da existência das ondas gravitacionais, defendida por Albert Einstein há um século, na famosa Teoria da Relatividade. As ondas gravitacionais são provocadas pelo movimento de grandes corpos celestes, um fenómeno, que caso seja comprovado, representa um importante passo na descoberta do cosmos.