Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Netanyahu quer cercar Israel para manter longe as “bestas selvagens”

  • 333

O primeiro-ministro israelita visitou a zona, na fronteira com a Jordânia, onde está a ser colocada uma cerca

MARC ISRAEL SELLEM/EPA

O primeiro-ministro israelita anunciou o plano que demorará vários anos a concluir e custará largos milhões de euros

“No nosso ‘bairro’, nós precisamos de nos proteger das bestas selvagens”, afirmou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, assim justificando o seu plano de fazer rodear a totalidade do território israelita por uma cerca ao longo dos próximos anos.

O alargamento da construção da cerca a todas as zonas fronteiriças foi anunciada durante a visita que o chefe do Governo efetuou na terça-feira à fronteira com a Jordânia, no sul de Israel, onde está a ser construída uma barreira com esse propósito.

“Na minha perspetiva, acabará por haver vedações como esta rodeando totalmente Israel. Nós vamos rodear todo o Estado de Israel com uma cerca, uma barreira”, afirmou.

Netanyahu disse que o projeto, que custará largos milhões de euros, incluirá também a construção de uma nova cerca na fronteira com a Faixa de Gaza e a resolução do problema da infiltração do Hamas no território através de túneis.

Com a extensão total de 30 quilómetros a vedação junto à fronteira com a Jordânia começou a ser construída no mês passado e deverá estar concluída até ao fim do ano.