Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Elefante abandona floresta e leva tudo à frente em cidade vizinha

Um elefante selvagem fugiu de uma floresta na região de Bengala, na Índia, danificando uma centena de casas numa cidade próxima. Os habitantes nada puderam fazer senão acompanhar e filmar o seu rasto de destruição

Um elefante adulto selvagem resolveu entrar abandonar o seu habitat e aventurar-se na cidade indiana de Siliguri, na região de Bengala. Pelo caminho, destruiu cerca de 100 edifícios, entre outros estragos ainda por calcular.

O episódio aconteceu esta quarta-feira sob o olhar incrédulo dos residentes locais, que nada mais poderiam fazer senão assistir, à distância, à destruição imposta pelo paquiderme. A população limitou-se a registar em vídeo os efeitos da passagem do animal pelo centro da cidade onde residem 700 mil habitantes, danificando as casas e lojas que encontrava ou destruindo muros, vedações e motorizadas sem qualquer esforço aparente.

Apesar do pânico justificado de alguns transeuntes – a World Widelife Fund, organização mundial de defesa animal e da conservação das espécies, estima que na Índia, todos os anos, cerca de 300 pessoas são mortas por acidentes com elefantes – e da curiosidade desmedida de outros, que tentavam aproximar-se para gravar a destruição mais de perto, o episódio desta manhã não causou vítimas.

O animal surgiu de uma área florestal próxima da cidade. Na região de Bengala Oeste, a expansão das cidades e o consequente ganho de espaço às florestas circundantes têm levado a que situações como esta se tenham repetido nos últimos meses.

Alertadas as autoridades locais, o animal acabou por ser sedado e transportado para local seguro. Um dos responsáveis pela sua captura assegurou que o elefante iria ser levado para um centro de resgate de animais próximo, tratado e posteriormente devolvido à floresta.