Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Denuncia degradação do piso e foi preso

  • 333

Um jovem marroquino publicou um vídeo em que arranca o asfalto com as mãos e fala sobre a corrupção na localidade de Jemaa Sahim. As imagens valeram-lhe um processo e agora será julgado por “injúrias e ultraje”

Abderrahman Mekaui publicou na internet um vídeo onde mostra a degradação de um piso recentemente construído em Safi, Marrocos. Por causa das imagens, o jovem foi detido (mas entretanto já se encontra em liberdade devido a um movimento popular) e irá ser julgado por “injúrias e ultraje”.

A estrada em causa fica em Jemaa Sahim, localidade onde Mekaui mora. Pedaço por pedaço, o jovem retira asfalto com relativa facilidade. Mas o problema maior não parece ser o que ele faz mas sim o que diz. Segundo escreve o jornal espanhol “El Mundo”, durante o vídeo são referidos casos de corrupção local em obras públicas.

O presidente da Câmara de Jemaa Sahim apresentou queixa por “injúrias e ultraje” e Abderrahman Mekaui foi detido e colocado numa prisão durante uma semana a aguardar julgamento.

O jovem acabou, no entanto, por ser libertado depois de algumas ações solidárias organizadas por populares, que exigiram o levantamento da queixa. Esta quarta-feira, por exemplo, enquanto no Tribunal de Primeira Instância de Safi decorria uma das sessões de julgamento, do lado de fora do edifício um grupo de pessoas juntou-se num protesto.