Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

A manchete que está a provocar a América: os “zombies sem cérebro” que votaram em Trump

  • 333

“New York Daily News” volta a gozar com o candidato e a zombaria estende-se agora aos apoiantes de Trump

Não estamos a dar novidade nenhuma se dissermos que o "New York Daily News" não gosta de Donald Trump: basta contar o número de capas protagonizadas pelo candidato em versão palhaço. E agora, depois de Donald Trump ter vencido Ted Cruz no caucus do New Hampshire, o jornal volta a dedicar observações estéticas pouco simpáticas a Trump - mas estende o escárnio a quem apoia o milionário.

Ao lado de um Trump maquilhado como um palhaço vem o título "O despertar dos cérebros mortos" e depois o subtítulo que revela a opinião do jornal sobre os apoiantes de Trump: "Palhaço ressuscita com vitória no New Hampshire enquanto zombies sem cérebro aparecem em massa".

Os apoiantes de Trump recorreram às redes sociais para manifestar o seu desagrado e o próprio candidato fez o mesmo, apontando o dedo às dificuldades financeiras que o jornal está a atravessar como motivo para as capas, que se têm tornado virais.

A verdade é que se há uma acusação que Trump não pode fazer ao "New York Daily News" é de incoerência. Isto porque as comparações do republicano a um palhaço já têm lugar cativo nas capas do jornal - que já previa "o despertar dos cérebros mortos" do New Hampshire na edição anterior.

Por outro lado, depois de Ted Cruz ter conquistado os republicanos no Iowa, o "New York Daily News" celebrou, com um Trump disfarçado de - mais uma vez - palhaço:

Uma das capas mais polémicas saiu depois de Sarah Palin, antiga governadora do Alasca, ter demonstrado o seu apoio a Trump num comício: "Estou com o estúpido", leram Nova Iorque e o mundo nessa manhã (no subtítulo, o jornal defendia que "mentes de ódio pensam da mesma maneira").