Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sismo em Taiwan. Detido construtor de um dos edifícios que colapsou

  • 333

SAM YEH/GETTY

Edifício Weiguan Jinlong foi um dos mais afetados pelo sismo que abalou o sul de Taiwan no sábado, o que motivou a abertura de uma investigação a possíveis ilegalidades cometidas durante a sua construção

Os media locais de Taiwan estão a noticiar, na manhã desta terça-feira, que um dos responsáveis da construtora que ergueu o edifício Weiguan Jinlong foi detido pelas autoridades que, desde sábado, investigam o que poderá ter levado ao colapso daquele edifício na sequência do sismo que abalou o sul da ilha.

A notícia surge horas depois de as autoridades terem atualizado o balanço de mortos para 42, confirmando que pelo menos 107 pessoas continuam desaparecidas. Apesar da força do sismo, que registou 6,4 graus de magnitude na escala de Richter, o Weiguan Jinlong foi um dos poucos edifícios a colapsar na sequência do tremor de terra.

Neste momento, centenas de soldados estão a ajudar as equipas de resgate que continuam à procura de sobreviventes nos escombros desse e de um punhado de outros prédios violentamente afetados pelo sismo de sábado. As autoridades estão a usar equipamento pesado para abrirem caminho por entre as ruínas na esperança de encontrarem pessoas ainda com vida, depois de, na segunda-feira, dois sobreviventes terem sido resgatados 50 horas depois do abalo.