Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Primárias dos EUA. Trump e Sanders lideram sondagens no New Hampshire

  • 333

RICK WILKING / Reuters

Eleitores norte-americanos do pequeno estado swing já estão em processo de votação para escolherem o seu candidato às presidenciais de novembro

O incendiário magnata Donald Trump e o senador pelo Vermont Bernie Sanders continuam a liderar as sondagens à votação de hoje no New Hampshire, o segundo estado norte-americano a escolher os seus candidatos à Presidência dos Estados Unidos, depois de os eleitores do Iowa terem votado nos caucuses do passado dia 1 de fevereiro.

De acordo com inquéritos recentes, entre eles o da CNN, Trump recolhe cerca de 31% das intenções de votos pelo Partido Republicano, seguido do senador Marco Rubio, com 17%, e do senador Ted Cruz com 14%. John Kasich, o ex-governador do Ohio que chegou a estar em segundo lugar nas sondagens do New Hampshire, surge em quarto lugar e o antigo governador da Florida Jeb Bush em quinto, com 10% e 7% das intenções respetivamente.

Do lado democrata, Bernie Sanders continua a liderar nas intenções de voto no New Hampshire com uma confortável vantagem sobre Hillary Clinton, angariando, segundo a CNN, 61% dos votos contra 35% para a ex-Secretária de Estado. Não só isso como, nas últimas semanas, Sanders tem-se aproximado cada vez mais de Hillary Clinton nas sondagens a nível nacional. Para tentar reverter as intenções de voto entre os democratas, o antigo presidente norte-americano e marido da atual candidata democrata, Bill Clinton, surgiu esta semana na campanha com ataques ao senador que se autoproclama socialista.

Apesar de as sondagens do New Hampshire preverem vitórias claras de um lado e de outro, os caucuses do Iowa mostraram há bem pouco tempo que nada está escrito na pedra até à contagem dos votos.