Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Talibãs prestes a reconquistar cidade estratégica do sul do Afeganistão

  • 333

GETTY

As forças governamentais só controlam alguns quilómetros de Sangin, cobiçada cidade de uma zona ligada à produção de papoilas a partir das quais são produzidos o ópio e a heroína

Os talibãs estarão prestes a voltar a ter o controle total de Sangin, uma cidade crucial no distrito de Helmand, no sul do Afeganistão, indicou um comandante do exército afegão à BBC. As forças governamentais tinham conseguido reconquistar o domínio da cidade no passado mês de dezembro mas, nos últimos dias, os talibãs levaram a cabo fortes ataques e atualmente apenas alguns quilómetros escapam ao seu controlo, referiu o militar, que falou à estação britânica sob anonimato.

Nos últimos três dias, os talibãs conquistaram uma base militar, tendo matado oito soldados e feito outros nove prisioneiros e capturando um veículo blindado, assim como todas as armas e munições da base. “Duas outras bases estão sob ameaça. Se não obtiverem o auxílio de que precisam – que Deus não o permita! –, vão ter o mesmo destino”, afirmou o comandante afegão.

A província de Helmand, no sul do Afeganistão, está ligada à produção de papoilas, a partir das quais são criados o ópio e a heroína, grande fonte de financiamento dos talibãs, e tem sido alvo de acesas disputas. Mais de 100 soldados britânicos perderam ali as suas vidas até 2010, um quarto das baixas do exército britânico no Afeganistão.