Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Guterres “entre os candidatos mais fortes” a secretário-geral da ONU

  • 333

DENIS BALIBOUSE / Reuters

Quem o diz é Edward C. Luck, ex-conselheiro especial de Ban Ki-moon, o atual dirigente das Nações Unidas

O antigo primeiro-ministro português António Guterres "está, sem dúvida, entre os candidatos mais fortes" na corrida a secretário-geral das Nações Unidas. A garantia é de Edward C. Luck, ex-conselheiro especial de Ban Ki-moon e analista da ONU, que ainda assim sublinha que a candidatura de Guterres terá de "remar contra a maré".

Há alguns dias, o próprio António Guterres admitiu que poderá enfrentar dificuldades na candidatura à liderança da ONU, mas disse que era seu dever apresentar-se como alternativa ao cargo.

As declarações de Luck à agência Lusa surgem numa altura em que se espera que o socialista português, que até 31 de dezembro ocupou o cargo de alto-comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), formalize a sua candidatura oficial ao cargo máximo das Nações Unidas ainda este mês.

Entre os políticos mundiais que já expressaram o seu interesse em serem candidatos ao cargo estão János Áder, antigo Presidente da Hungria, a búlgara Kristalina Georgieva, ex-vice-presidente da Comissão Europeia, e a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Para já, ainda não há candidatos oficiais.