Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Espanha. Sánchez aguarda resposta de Rajoy a proposta de reunião

  • 333

PEDRO ARMESTRE/AFP/GETTY

Uma semana depois de o Rei Felipe VI de Espanha ter pedido ao líder do PSOE que tente formar governo, socialista propõe reunião no Congresso para quarta-feira ao ainda chefe de governo

Pedro Sánchez pediu a Mariano Rajoy que haja uma reunião no Congresso para resolver o impasse político de Espanha, que o líder dos socialistas espanhóis (PSOE) sugeriu que tivesse lugar na próxima quarta-feira. O ainda chefe do executivo e líder dos conservadores do PP continua sem responder ao convite de Sánchez, avança o "El País" esta segunda-feira.

Em entrevista à RNE, Sánchez declarou hoje que já entrou em contacto com a Moncloa para agendar a reunião, mas sublinhou que Rajoy e a sua equipa ainda não disseram se aceitam ou não a proposta. "Ontem convidámos o gabinete de Rajoy para nos reunirmos esta quarta-feira, mas [a possibilidade] ainda não está fechada", disse Sánchez. "O encontro tem de acontecer no mesmo sítio em que nos reunimos com os outros partidos políticos. Como [Rajoy] reiterou que quer reunir-se comigo, é uma boa ocasião para isso", declarou o socialista.

Também de acordo com o "El País", Sánchez já deixou claro a Rajoy que não vai enviar-lhe previamente a proposta que tem estado a negociar com os outros partidos, desde que o Rei de Espanha o convidou a tentar formar governo e assim resolver o impasse que o país atravessa desde que o PP de Rajoy falhou a maioria absoluta nas eleições gerais de 20 de dezembro.