Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

A cápsula que vai permitir viajar à velocidade do som

  • 333

Engenheiros do MIT ganharam o concurso para a concepção do Hyperloop, o revolucionário sistema de transporte que permitirá atingir velocidades espantosas dentro de túneis em vácuo

Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology ganharam o concurso para a conceção do sistema de transporte em que cápsulas irão descolar-se à velocidade do som dentro de túneis sem ar.

O Hyperloop é um projeto da SpaceX, empresa de foguetes liderada por Elon Musk, o multimilionário que esteve por detrás da construtora de carros elétricos Tela Motors e do sistema de pagamentos PayPal.

O desafio passava por conceber um sistema que, simultaneamente, conseguisse satisfazer os requisitos de segurança e fosse economicamente viável.

Os juízes da Texas A&M University de College Station, Texas, escolheram o projeto do MIT entre os apresentados por mais de 100 equipas.

O vídeo, criado pelos engenheiros do MIT, explica que o seu sistema é diferente dos restantes por recorrer a levitação eletrodinâmica, o que significa que o sistema elétrico fará levitar a cápsula, que transportará pessoas e mercadorias, e que será sugada dentro de túneis sem ar.

A próxima fase será testar o sistema do MIT. Apesar de estar a apostar na conceção deste sistema de transportes revolucionário, a SpaceX não tem planos para concretizar a sua implementação, algo que espera vir a ser feito por outros.