Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Quem apresenta a melhor tecnologia móvel LTE/4G?

  • 333

Portugal surge na 37ª posição da lista, com uma velocidade média de 13 Mbps, à frente de países como Suécia, EUA, Japão e Rússia.

Nem sempre os países mais desenvolvidos oferecem melhor qualidade em termos da tecnologia móvel LTE/4G. Em causa estão fatores económicos e geográficos: países mais pequenos e desenvolvidos mais facilmente oferecem velocidade superior e melhor cobertura.

O resultado torna-se mais complicado para grandes territórios, como nota o site The Verge. Prova disso é o facto de os EUA disponibilizarem uma velocidade média de 10 Mbps, estando apenas no 55.º lugar no ranking mais recente da OpenSignal, que avalia as redes móveis a nível mundial.

Roménia, Letónia, Omã e Equador surgem em lugares superiores, ocupando a 6.ª, 13.ª, 16.ª e 23.ª posição respetivamente.

O pódio é liderado, por sua vez, por Singapura, que oferece uma velocidade média da tecnologia móvel de 37 Mbps. A Nova Zelândia encontra-se em terceiro lugar (29 Mbps) e a Hungria em quarto (Mbps).

Portugal surge na 37ª posição da lista, com uma velocidade média da tecnologia móvel de 13 Mbps, à frente de países como Suécia, EUA, Japão e Rússia.

Outro dos motivos que explica que os países desenvolvidos estejam a ficar para trás neste ranking prende-se com o facto de terem apostado mais cedo na tecnologia móvel LTE/4G, enquanto os restantes já introduzem tecnologias mais avançadas como a LTE Advanced.