Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Propaganda chinesa recorre ao rap para promover políticas do presidente

  • 333

Trata-se da mais recente tentativa do regime chinês de aproximar a sua propaganda a um estilo que possa chegar à juventude chinesa, como já fez em ocasiões anteriores

A propaganda chinesa voltou a recorrer à música moderna, neste caso o rap, como forma de promover o lema "as quatro bases integradoras", que se refere aos objetivos de desenvolvimento proposto pelo presidente chinês Xi Jinping.

O videoclipe de três minutos foi difundido esta terça-feira pela agência oficial chinesa Xinhua, em formato de desenho animado, com um casal que explica numa versão hip-hop as bases do pensamento do líder chinês: construir uma sociedade moderadamente confortável; aprofundar as reformas; impulsionar o primado da lei; e garantir a rigorosa governação do Partido Comunista Chinês (PCC).

"Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a prosperidade é o objetivo/ repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a reforma é o caminho", ouve-se no rap comunista.

E continua: "Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a lei é a garantia/ Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, o Partido é a chave".

Trata-se da mais recente tentativa do regime chinês de aproximar a sua propaganda a um estilo que possa chegar à juventude do país, como já fez em ocasiões anteriores.

Em outubro, Pequim tinha lançado um videoclipe em inglês, com uma insólita estética pop, dedicado ao 13.º Plano Quinquenal - que norteará a política económica do país entre 2016 e 2020. E em dezembro foi a vez da televisão estatal chinesa CCTV repetir a fórmula com um rap que elogiava as políticas de Xi, desde a campanha anticorrupção às reformas económicas. Ora veja: