Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tragédia na Índia: 14 estudantes morrem durante piquenique na praia

  • 333

Operações de busca já retiraram 14 estudantes mortos das águas do mar, tendo sido resgatadas com vida quatro pessoas

Pelo menos 14 estudantes universitários (dez mulheres e três homens) com idades compreendidas entre 19 e 23 anos morreram afogados, esta segunda-feira, na praia de Murud, distrito de Raigad (estado de Maharashtra), 150 quilómetros a sul de Bombaim, informou a polícia.

As vítimas mortais faziam parte de um grupo com cerca de 130 alunos do Instituto Politécnico Abeda Inambar, em Pune, que realizavam o seu piquenique anual nesta pitoresca praia, informou a polícia local.

Segundo as autoridades indianas, terão entrado nas águas do Mar Arábico 20 a 22 estudantes para tomar banho pelas 15h30 locais (10h30 em Lisboa), tendo sido levados pela forte corrente que se fazia sentir. Quatro alunas foram entretanto resgatadas com vida.

Ao final da tarde ainda prosseguiam as operações de busca, já que dez a 12 alunos continuam desaparecidos. Nesta operação, a Guarda Costeira empenhou uma lancha e um helicóptero Chetak (versão indiana do Alouette III). A Marinha de guerra indiana também enviou um Chetak e a polícia uma equipa de mergulhadores.

Em declarações aos jornalistas, o presidente deste instituto politécnico disse que se tratavam de estudantes de ciências da computação que estavam acompanhados por cinco funcionários do estabelecimento de ensino.

“Estamos em choque e fazer tudo o que é possível para ajudar os estudantes e os seus familiares e contamos com a colaboração da polícia. Um grupo de responsáveis do instituto já seguiu para o local para ajudar o que for preciso”, informou ainda o principal responsável pelo estabelecimento.

Em junho de 2014, 24 estudantes de uma escola de engenharia também morreram afogados num rio ao serem surpreendidos com uma descarga de uma barragem próxima.

Notícia atualizada às 14h20