Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Coreia do Norte prepara-se para lançar mais um míssil de longo alcance

  • 333

© KCNA KCNA / REUTERS

As ameaças de Pyongyang são mais reais que nunca, dizem os japoneses. A notícia surge na semana em que as Nações Unidas se preparam para aplicar mais sanções ao país

A Coreia do Norte pode estar a preparar o lançamento de um míssil de longo alcance na próxima semana. Fontes oficiais do Governo japonês afirmam ter provas de que estará iminente um teste norte-coreano na base militar de Sohae, no norte do país. Imagens de satélite mostram que tem havido agitação no local que, no ano passado, foi desenvolvido para armazenar mísseis de maior alcance.

A notícia surge na semana em que o regime de Pyongyang será penalizado com novas sanções das Nações Unidas. Após a alegada "bomba H" lançada em janeiro - o quarto teste nuclear do país - e a reativação de uma central nuclear em junho, a Coreia do Norte é agora alvo de um dos raros acordos securitários entre Estados Unidos e China, que concordam na necessidade de resolver as tensões provocadas por Kim Jong-Un.

A Coreia do Norte já conduziu uma operação semelhante em 2012, quando pôs em órbita um míssil de longo alcance, na altura “camuflado” por Pyongyang como um satélite de comunicações. Os norte-coreanos têm investido na construção aeroespacial, pretexto sob o qual os mísseis são construídos.

Têm também surgido rumores de que o país está a desenvolver uma ogiva nuclear para os seus mísseis, embora os especialistas afirmem que tal tecnologia está ainda “longe de ser aperfeiçoada”.