Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Primeiro-ministro vietnamita faz última tentativa para não ser afastado da liderança

  • 333

O primeiro-ministro Nguyen Tan Dung é encarado como um reformista

GETTY

O lugar do reformista Nguyen Tan Dung está a ser disputado pelo secretário-geral do Partido Comunista do Vietname, Nguyen Phu Trong

Depois de ter sido derrotado, na semana passada, numa disputa interna do Partido Comunista do Vietname, o primeiro-ministro Nguyen Tan Dung e os seus apoiantes aproveitaram, no domingo, uma lacuna nas regras do partido para propor que o seu nome fosse acrescentado à lista de candidatos a integrarem o Comité Central.

Caso consigam, Dung terá boas hipóteses de ser eleito para o comité, o que lhe permitirá fazer frente ao secretário-geral Nguyen Phu Trong. que pretende tomar o seu lugar na chefia do Governo. A disputa está a ter lugar no congresso do partido, que começou na quinta-feira passada e decorre até quinta-feira.

Dung é encarado como um modernizador, promotor de reformas económicas e de fazer frente às disputas com a China na região, mas os analistas consideram que, caso seja substituído por Trong, tal não se deverá traduzir em mudanças significativas. “Ideologicamente, não há um grande fosso entre Trong e Dung, embora a maioria das pessoas acredite que o ritmo das reformas económicas abrandem um pouco se Trong se mantiver nos comandos e Dung for afastado”, afirmou Murray Hiebert, especialista do Sudeste Asiático do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington.