Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Regime sírio reconquista último bastião rebelde na província de Lataquia

  • 333

A localidade de Rabia, no oeste da Síria, foi recuperada pelas forças de Bashar Al-Assad

As forças do regime sírio retomaram hoje a localidade de Rabia, o último bastião rebelde estratégico na província costeira de Lataquia (oeste), anunciou a televisão estatal.

Citando uma fonte militar, a televisão indicou que “as forças armadas (do regime), em coordenação com as tropas de defesa popular (milícias pró-regime), tomaram o controlo da localidade de Rabia”.

Rabia está nas mãos da oposição desde 2012, controlada por grupos rebeldes, entre os quais a Frente Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaeda.

O Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH) reportou igualmente esta informação.

“Ao longo de 48 horas, as forças do regime cercaram a cidade a partir do sul, oeste e norte, tomando 20 aldeias em redor”, disse à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, acrescentando que altos funcionários militares russos dirigiram a batalha de Rabia, desempenhando um papel essencial.

Com a tomada de Rabia, as tropas governamentais cortaram as rotas de abastecimento dos rebeldes a partir da fronteira turca com o norte da Síria, disse Abdel Rahman.

A 12 de janeiro, as forças do regime conseguiram assumir o controle de Salma, localidade estratégica também na província de Lataquia, depois de meses de luta contra os rebeldes, que a haviam conquistado em 2012.

A região costeira de Lataquia é um reduto do regime e local de nascimento da família do presidente Bashar al-Assad.