Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Jornalista iraniana da BBC impedida de entrar nos Estados Unidos

  • 333

Uma mudança de regras obriga a que os cidadãos britânicos que também tenham nacionalidade iraniana, iraquiana ou sudanesa passem a precisar de visto para entrar na América

A jornalista da BBC Rana Rahimpour foi impedida de viajar para os Estados Unidos, devido à mudança de regras de entrada no país para os cidadãos britânicos que possuam também nacionalidade iraniana, iraquiana ou sudanesa.

Aqueles que se encontrem nestas circunstâncias passam a ter de requerer o visto de entrada na Embaixada norte-americana, mas Rahimpour contrapõe e diz que as informações que lhe haviam sido dadas a esse respeito não foram claras.

As entidades oficiais britânicas indicam que essas novas regras apenas vão passar a vigorar a 1 de abril de 2016, enquanto o departamento de Estado norte-americano refere que já começou a pôr em prática aquelas medidas restritivas.

Rahimpour pretendia ir para os Estados Unidos para o aniversário de um familiar, mas foi impedida de embarcar no aeroporto de Heathrow, em Londres, conjuntamente com dois primos.