Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Atentado terrorista em hotel da capital do Burkina Faso

  • 333

Pelo menos três homens dispararam e cerca de 10 veículos foram incendiados

Tiros e explosões foram esta sexta-feira ouvidos num dos principais hotéis de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, tendo a embaixada de França afirmado que se tratou de um "atentado terrorista".

Segundo jornalistas da Agência France-Presse, pelo menos três homens dispararam e cerca de 10 veículos foram incendiados na rua onde se situa o hotel de quatro estrelas "Splendid", numa área central e movimentada da capital do Burkina Faso.

O "Splendid" é geralmente utilizado por funcionários da ONU e por cidadãos ocidentais, sensivelmente os mesmos frequentadores do café-restaurante "Cappuccino Splendid", localizado frente ao hotel e também atingido.

A polícia e forças de segurança estiveram no local dos incidentes, apoiados por um helicóptero.

O ataque ocorre menos de dois meses depois de um atentado 'jihadista' ao "Radisson Blu Hotel", em Bamako, a 20 de novembro, ter causado a morte a 20 pessoas, 14 das quais estrangeiras.

No último mês, Roch Marc Christian Kaboré, de 58 anos, tomou posse como Presidente do Burkina Faso, tornando-se o terceiro civil a assumir o cargo entre os nove chefes de Estado que o país teve desde que, em 1960, se tornou independente da França.