Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Estado Islâmico é o autor dos atentados de Jacarta

  • 333

Adi Weda /EPA

A notícia é avançada por uma agência próxima do Daesh: “O Estado Islâmico levou a cabo esta manhã um ataque armado que visou as autoridades estrangeiras e nacionais, bem como as forças de segurança encarregues de as proteger na capital indonésia”, escreve a Aamaaq News

O grupo extremista sunita Estado Islâmico (Daesh) está "definitivamente" por detrás dos ataques de Jacarta, confirma o chefe da polícia indonésia Tito Karnavian.

As palavras do responsável pelas forças de segurança nacionais surgem depois da agência noticiosa Aamaaq News ter divulgado no Canal Telegram a autoria dos atentados: "O Estado Islâmico levou a cabo esta manhã um ataque armado que visou as autoridades estrangeiras e nacionais, bem como as forças de segurança encarregues de as proteger na capital indonésia".

Tito Karnavian afirmou ainda que Bahrun Naim, membro do Daesh que se crê estar atualmente na Síria, terá sido o autor moral dos ataques. "Ele já estava a planear os ataques há algum tepo. E é ele o homem por detrás do atentado", disse.

A confirmação do "ato terrorista", como o tinha considerado o Presidente Joko "Jokowi" Widodo ao início da manhã, surge depois das autoridades indonésias terem vindo a pública pedir cautela na atribuição do atentado ao Estado Islâmico para evitar especulações.

  • “Um ato terrorista”, diz Presidente indonésio

    Joko “Jokowi” Widodo já deu ordem às autoridades para perseguirem e capturarem os autores dos atentados desta manhã em Jacarta. O chefe de Estado classifica as explosões que ocorreram no centro da cidade como “um ato terrorista”

  • Jacarta palco de uma série de atentados terroristas

    O número de mortos está até agora contabilizado em seis, mas as autoridades ainda trabalham nos seis locais onde explosões e bombistas suicídas geraram o terror na capital da Indonésia. Os ataques de hoje começaram num café da cadeia Starbucks perto da sede das Nações Unidas