Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

“És muito bonita e gostava de te beijar”: o anúncio que enfureceu as redes

  • 333

E se pudesse dizer piropos e fazer propostas sexuais a pessoas que não falassem a sua língua? Esta é a premissa do vídeo que está a gerar polémica na internet

O que é que fazia se tivesse em mãos um pequeno dispositivo portátil que traduzisse imediatamente todas as suas palavras para uma de três línguas à escolha (japonês, chinês ou inglês)? A primeira ideia de Dean - assim se apresenta o homem britânico que protagoniza este anúncio - foi percorrer as ruas de Tóquio, elogiando e pedindo beijos às jovens japonesas que ali passavam.

É um vídeo que está a gerar críticas nas redes sociais, em que se chama a atenção para o seu teor alegadamente “sexista” e “assustador”. No entanto, e embora a gravação tenha sido filmada de forma a parecer espontânea, a Logbar, empresa que fabrica o Lli (o aparelho que permite a tal tradução instantânea), já veio garantir que tudo não passou de uma situação encenada com atrizes profissionais.

O desconforto gerado nas redes sociais deve-se à interação de Dean com as jovens japonesas, que maioritariamente recusam beijá-lo e riem timidamente. É que o britânico, que explica que “isto é uma coisa normal no Reino Unido”, chega a agarrar uma delas, que lhe bate com a mala antes de se afastar a correr, e acaba por convencer outra das jovens a beijá-lo, com persistência e algum contacto físico (“ninguém está a olhar”, diz ele, puxando-a para si). No fim, o slogan que está a indignar os internautas: “Diz adeus às barreiras da linguagem”.

Alguns internautas argumentam que, mesmo sendo o anúncio planeado e ensaiado, promove ideias sexistas e ajuda a desculpabilizar o assédio sexual: