Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Navios norte-americanos sob custódia do Irão

  • 333

Os dez marinheiros que seguiam a bordo de duas pequenas embarcações no Golfo Pérsico “vão ser autorizados a prosseguir viagem”

Dez marinheiros norte-americanos e duas pequenas embarcações norte-americanas estão sob custódia iraniana, depois de esta terça-feira, os navios terem entrado em águas territoriais do Irão. Os militares “estão bem” e devem seguir caminho brevemente.

“Hoje de manhã [terça-feira], perdemos o contacto com as duas pequenas embarcações que estavam em rota do Kuwait para o Barém", afirmou um alto funcionário do Governo norte-americano. “Posteriormente, comunicamos com as autoridades iranianas, que nos informaram que estão bem e em segurança. Recebemos garantias que os militares vão ser autorizados a prosseguir viagem”, acrescentou.

As forças norte-americanas não sabem se a entrada no território do Irão foi ou não intencional, mas levanta a possibilidade de um dos navios ter perdido propulsão e ter ficado à deriva.

Segundo a CNN, a zona em que as embarcações navegavam está maioritariamente sob o controlo da Guarda Revolucionária Iraniana, que tende a ter uma posição mais agressiva do que a marinha do Irão.