Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

El Chapo, o narcotraficante mais procurado do mundo, voltou a ser capturado

  • 333

El Chapo numa das suas detenções, no caso em fevereiro de 2014

ALFREDO ESTRELLA / AFP / Getty Images

Sete meses após a sua impressionante fuga de uma prisão de alta segurança, que envolveu a construção de um túnel com ar condicionado e uma espécie de elevador, o narcotraficante mexicano voltou a ser capturado

“Missão cumprida: Nós temo-lo”, escreveu o presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, no Twitter, anunciando a nova captura do narcotraficamente “El Chapo”, sete meses após a sua espantosa fuga de uma prisão de alta segurança.

O cabecilha do cartel Sinaloa escapara a 11 de julho da prisão Altiplano, próxima da Cidade do México, através de um elaborado e impressionante plano que envolveu a construção de um túnel de 1,5 quilómetros, cavado por debaixo do polibã da casa de banho da sua cela, ligando o estabelecimento a um prédio fora da área prisional. O túnel contava com um sistema de ar condicionado e uma espécie de elevador.

Em 2001, El Chapo já havia fugido da prisão, escondendo-se dentro de um cesto da lavandaria depois de ter subornado alguns responsáveis prisionais.

Após a sua última fuga, as autoridades iniciaram uma caça ao homem e anunciaram a recompensa de 3,5 milhões de euros pela sua captura.