Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Polícia abate atacante de esquadra em Paris

  • 333

PHILIPPE WOJAZER / Reuters

Homem armado com uma faca e que transportava um cinto de explosivos fictício foi morto a tiro quando tentava entrar no comissariado da polícia do 18.º bairro de Paris. Ataque ocorreu pouco depois de François Hollande ter discursado e revelado o reforço da luta contra o terrorismo

No dia em que se assinala o primeiro aniversário do atentado terrorista às instalações em Paris do semanário satírico “Charlie Hebdo”, a capital francesa voltou esta quarta-feira a ser palco de um ataque idêntico, quando um homem armado tentou entrar numa esquadra da polícia. Segundo a rádio France Info, enquanto tentava entrar no edifício o homem “Alahu Akbar” (Alá é grande).

O episódio ocorreu cerca do meio-dia em França (11h em Lisboa), quando um homem armado com uma faca e transportando um alegado cinto com explosivos (que posteriormente viria a revelar-se ser falso, depois da pesquisa de equipas de inativação de explosivos) forçou a entrada nas insatações da comissariado da polícia instalado no quarteirão da Goutte-d'Or, no bairro número 18, um dos mais desfavorecidos de Paris e onde residem muitos emigrantes do terceiro mundo. O atacante foi de pronto abatido com tiros de pistola.

Todo o quarteirão foi fechado pela polícia e informações não confirmadas indicam que um cúmplice do alegado terrorista poderá estar em fuga.

Pouco antes, O Presidente francês François Hollandes tinha discursado na prefeitura da polícia em Paris, numa cerimónia alusiva ao ataque de há um ano ao “Charlie Hebdo” mas onde não foram também esquecidos os atentados recentes de 13 de novembro que fizeram 130 mortos e 350 feridos. A ocasião foi aproveitada por Hollande para confirmar que o plano de luta contra o terrorismo se mantém no nível mais elevado.

Recorde-se que desde os mais recentes atentados na capital gaulesa. a França tem-se mantido em estado de emergêncio, situação que vai prolongar-se até ao dia 25 de fevereiro.

[Notícia atualizada às 12h35]