Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

“Uma dimensão de crime completamente nova”: dezenas de mulheres atacadas por mil homens em cidade alemã

  • 333

WOLFGANG RATTAY

Alemanha está chocada com a dimensão de um ataque que ocorreu em Colónia na noite de passagem de ano. Governo alemão promete mão pesada

O calendário marcava 31 de dezembro, altura de festejos um pouco por todo o mundo. Mas na Alemanha, mais precisamente na estação de comboios central da cidade de Colónia, o clima de terror instalou-se quando cerca de mil homens invadiram o local para assaltar e abusar sexualmente de pelo menos 80 mulheres, conta a BBC.

“Uma dimensão de crime completamente nova”: esta é a forma como o chefe da polícia da cidade, Wolfgang Abers, descreve a situação. Incidentes semelhantes registaram-se nas cidades de Hamburgo e Estugarda, mas as situações mais sérias aconteceram em Colónia, onde pelo menos uma mulher foi violada e muitas outras foram apalpadas, assediadas e assaltadas.

A BBC adianta que a polícia suspeita de que os ataques, perpetrados maioritariamente por homens árabes e africanos, terão sido planeados. Dos cerca de mil atacantes, apenas oito foram detidos pelas autoridades alemãs.

80 vítimas apresentaram queixa

A zona em que os ataques aconteceram é muito frequentada por carteiristas e ladrões. No entanto, esta é a primeira vez que ocorre um ataque desta dimensão, incluindo casos de assédio e abuso sexual.

Embora a imprensa internacional adiante que 80 mulheres apresentaram queixa, é difícil calcular o total de vítimas, uma vez que parte das mulheres atacadas poderá não ter chegado a apresentar queixa, teme a polícia de Colónia.

O ministro da Justiça alemão, Heiko Maas, reagiu através do seu Twitter, onde recusou “tolerar abusos horríveis das mulheres” e prometeu levar à Justiça “todos os responsáveis”.