Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Movimento pan-europeu é a “terceira alternativa” de Varoufakis

  • 333

ORESTIS PANAGIOTOU / EPA

Ex-ministro das Finanças grego tem um novo projeto. E depois das desavenças com a Alemanha, escolheu precisamente Berlim para apresentá-lo

O antigo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, está de regresso ao centro político. Varoufakis escolheu a capital da Alemanha, Berlim, para lançar um novo movimento de esquerda pan-europeu. Segundo avança a imprensa alemã, o projeto, intitulado “Movimento Democracia na Europa 2025” (DiEM25), será divulgado, explicado e apresentado a 9 de fevereiro.

O DiEM25 será apresentado no teatro alemão Volksbühne e pretende “contribuir para a democratização” da União Europeia, pondo fim à atual fragmentação das formações de esquerda na Europa.

Segundo avança o jornal “Neues Deutschland”, para Varoufakis esta é uma “terceira alternativa”, que tem como objetivo atrair outros movimentos com a mesma orientação política e que serve para fazer frente a estratégias políticas e sociais consideradas falsas e que funcionam de uma forma antidemocrática, na opinião do ex-ministro grego.

Varoufakis já tinha desenvolvido o conceito do DiEM25 numa entrevista concedida em dezembro ao semanário italiano “L'Espresso”. “Quero mostrar que existe uma terceira alternativa àqueles que pretendem voltar ao casulo do Estado-nação e àqueles que aceitam as políticas autoritárias das instituições europeias antidemocráticas.”