Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Volkswagen poderá ser multada em milhares de milhões de euros nos EUA

  • 333

GETTY

Um processo cível contra a construtora automóvel germânica foi instaurado esta segunda feira num tribunal federal de Detroit

O Departamento de Justiça norte americano apresentou esta segunda-feira um processo civil contra a Volkswagen, sob a acusação de ter violado a Legislação de Ar Puro ao ter instalado dispositivos ilegais em cerca de 600 mil veículos para ludibriar os sistemas de controlo de emissões de gases poluentes.

“Os Estados Unidos vão recorrer a todas as soluções adequadas contra a Volkswagen para reparar as violações da legislação da nossa nação relativa ao ar puro”, afirmou o assessor do procurador-geral John Cruden, responsável pelo departamento ambiental e dos recursos naturais.

As acusações contra a Volkswagen, assim como contra a Audi e Porsche, outras marcas do grupo, podem levar a multas de milhares de milhões de dólares, considerou um alto responsável do Departamento de Justiça.

Em teoria, as multas podem ultrapassar o equivalente a 83 mil milhões de euros ou cerca de 34 500 euros por veículo.

Apresentada em nome da Agência para a Proteção Ambiental dos Estados Unidos (APAEU), o processo foi instaurado num tribunal federal em Detroit, Michigan.

Em setembro do ano passado, em sequência de uma investigação dos reguladores norte americanos, a Volkswagen admitiu que no total colocou o dispositivo em 11 milhões de veículos vendidos em diversos pontos do mundo.