Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Europa em alerta. Novos atentados podem acontecer até ao fim do ano

  • 333

JOHN THYS/AFP/Getty Images

Informação é avançada pela polícia austríaca, que diz ter sido avisada por um “serviço secreto amigo”

A polícia austríaca anunciou ter aumentado as medidas de segurança em Viena, depois de ter recebido um aviso sobre possíveis ataques terroristas em várias capitais europeias nos próximos dias.

Os avisos, feitos pelos serviços secretos de um país amigo da Áustria, contêm nomes concretos de possíveis terroristas, de acordo com um comunicado divulgado neste sábado pela polícia austríaca.

De acordo com os avisos, é possível que sucedam ataques com explosões e disparos em locais com grandes concentrações de pessoas em várias capitais europeias.

A polícia austríaca assinala no comunicado que a investigação aos nomes de possíveis terroristas ainda não produziu resultados. "Não sabemos se estas pessoas existem na vida real, ou se são apenas nomes que não correspondem a pessoas reais. Não temos provas de que se encontrem em Viena ou que estejam sequer na Europa", garantem as autoridades.

"Trata-se de um indício que, devido à sua intensidade, indica que enfrentamos uma situação de perigo mais elevada" do que a vivida até agora, lê-se na nota.

A polícia assegura que os seus agentes foram sensibilizados para as possíveis ameaças, devendo estar especialmente atentos "a eventos e grandes concentrações de pessoas", assim como a objetos que possam servir para transportar e esconder explosivos.