Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Rapaz de 9 anos, atingido por um tumor, congela parte do seu tecido testicular para poder vir a ter filhos no futuro

  • 333

A cirurgia foi realizada mediante uma técnica inovadora que é minimamente invasiva

Luís M. Faria

Jornalista

Um rapaz britânico de 9 anos acaba de se tornar o primeiro de uma idade tão jovem a ver congelado parte do seu tecido testicular, com o objetivo de prevenir uma eventual impossibilidade de vir a ter filhos.

Nathan Crawford, residente em Bude (Cornualha), soube este ano que tinha um tumor no cérebro, após sentir dores de cabeça e dificuldades de visão. O tumor felizmente não era cancerígeno, mas retirá-lo com uma operação implicaria elevado perigo. Restavam a radioterapia e a quimioterapia, duas formas de tratamento agressivo que podiam ter o efeito de deixar Nathan estéril.

Para diminuir esse risco, foi-lhe proposto retirar uma amostra de tecido e preservá-lo até quando ele for adulto. A cirurgia, realizada em Oxford segundo uma técnica inovadora que é minimamente invasiva, exigiu anestesia geral e correu bem.

A mãe do jovem, Donna Hunt, já publicou uma mensagem onde reitera o seu orgulho no filho, dizendo que espera tê-lo de volta em casa daqui a 48 horas, “comendo ‘fish and chips’ (peixe e batatas fritas) connosco”.

Pela sua parte, Nathan parecia entusiasmado antes da operação. Gostava muito de ter os seus próprios filhos quando crescer, explicava. Só duas coisas o preocupavam: “Quanto vai doer? Vou poder andar de bicicleta logo que chegar a casa?”.