Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

PP espanhol lidera contagem dos votos com 125 deputados

  • 333

Quando estão contados quase 75% dos votos, o Partido Popular (PP) espanhol lidera a contagem, seguido pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e pelo Podemos

O Partido Popular (PP) foi o mais votado nas eleições, com 124 deputados e 28,3% dos votos, seguido pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) com 94 lugares e 22,5%, quando estão contados quase 75% dos boletins.

De acordo com a página eletrónica do ministério do Interior espanhol, o Podemos surge como terceira força política com 68 deputados e 20,4% dos votos e o Ciudadanos em quarto com 36 lugares e 13,04%.

Seguem-se a Esquerda Revolucionária da Catalunha (ERC) com nove lugares e 2,4% dos votos, a Democràcia y Llibertat com oito e 2,3%, o EAJ-Partido Nacional Basco com seis deputados e 1,5%, a IU-Unidade Popular com dois e 3,6% e o EH Bildu com dois e 1% dos votos.

A Coligação Canária aparece pela primeira vez com um deputado e 0,08% dos votos.

No caso do Podemos, o total de lugares e percentagem corresponde a esta formação política e as suas candidatureas em três comunidades: Em Comú Podem na Catalunha (12 lugares e 3,8% dos votos), Compromís na Comunidade Valenciana (nove e 2,7%) e En Marea na Galiza (seis e 1,5%).