Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

“Votei”: o botão que o Facebook criou para as eleições gerais espanholas

  • 333

Os eleitores em Espanha poderão este domingo partilhar no Facebook a sua ida às urnas, através de uma opção disponibilizada pelo Facebook. Também o Twitter criou uma hashtag associada a um emoji

Este domingo os eleitores em Espanha podem partilhar o exercício do seu direito de voto no Facebook e no Twitter. A rede social fundada por Mark Zuckerberg disponibilizará o botão “Votei”, com o intuito de conhecer que utilizadores foram às urnas. Já o Twitter está a incentivar as pessoas a fazerem o mesmo recorrendo à hashtag #hevotado (“Votei”), associada a um emoji de um quadrado marcado com uma cruz.

Os eleitores que este domingo entrarem no Facebook verão o novo botão no seu mural e podem recorrer a ele, partilhando o seu exercício de voto - mas sem lhes serem solicitadas mais informações sobre o partido escolhido.

Este sistema - já utilizado nos Estados Unidos, Argentina, Reino Unido e Índia - pode, segundo a rede social, “aumentar o número de votantes, como nos Estados Unidos, onde 300 mil eleitores se deslocaram às urnas depois de ver no Facebook as publicações dos seus amigos”, adiantou a rede social num comunicado citado pelo “El País”.

O Facebook publicou também mapas de Espanha, onde se podem ver quais as zonas em que os principais candidatos (Mariano Rajoy, Pedro Sánchez, Pablo Iglesias, Albert Rivera e Alberto Garzón) têm mais seguidores, e um vídeo que mostra a evolução do número de pessoas que mencionaram cada um destes candidatos em posts e conversas sobre as eleições gerais de este domingo, 20 de dezembro, em Espanha.