Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Putin admite que há botas russas no Leste da Ucrânia

  • 333

SERGEI CHIRIKOV /EPA

Apesar de ter desmentido vezes sem conta, o Presidente russo admitiu durante uma conferência de imprensa em Moscovo que tinha enviado especialistas em informações para o Leste da Ucrânia

O Presidente Vladimir Putin admitiu, pela primeira vez, a presença de militares russos no Leste da Ucrânia. Numa conferência de imprensa esta quinta-feira em Moscovo garantiu, no entanto, que não se tratam de vulgares combatentes mas de especialistas em informações.

Questionado sobre o julgamento de dois desses especialistas capturados pelo Exército ucraniano, Putin respondeu: “Nunca dissemos que não tínhamos lá pessoas a cumprir certas tarefas, incluindo de tipo militar.”

O jornalista ucraniano que interpelou Putin ainda tentou voltar a carga mas já não foi autorizado a perguntar ao Presidente russo quantos eram e o que estavam lá a fazer.

Apesar da notória presença russa, Moscovo negou durante meses, por diversas vezes, o envio de militares para o Leste da Ucrânia. O próprio Putin chegou a gozar com as denuncias desmentindo a presença, aquando da anexação da Crimeia no ano passado, “pequenos homens verdes”.